Guia para fornecedores Dropnacional

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Seja bem-vindo ao guia para fornecedores do Dropi, aqui você encontrará os links para os FAQs que vão tirar suas principais dúvidas:

1 - Onde crio minha conta de fornecedor do Dropi?

R: https://app.dropi.com.br/fornecedor/login#registrar

2 - Quais aplicativos externos ao Dropi eu preciso ter para conseguir me integrar?

R: Bling ou Tiny (gerenciar produtos, pedidos e NF-e), Kangu ou Correios para cotação dos fretes e Mercadopago para receber os pagamentos pelos pedidos.

3 - Não trabalho com algum dos aplicativos que o Dropi precisa, o que posso fazer?

R: Caso não trabalhe com algum dos aplicativos obrigatórios para o Dropi, você pode entrar em contato com nosso suporte e nos passar qual aplicativo similar ao que temos que você utiliza para que possamos investigar no futuro a viabilidade de implementação.

4 - Como integro meu ERP ao Dropi?

Bling: Clique aqui e veja nosso FAQ.

Tiny: Clique aqui e veja nosso FAQ.

5 - Como integrar a uma plataforma para cotação dos fretes ao Dropi?

Kangu: Clique aqui e veja nosso FAQ.

Correios: Clique aqui e veja o nosso FAQ.

6 - Como integrar o Mercado Pago ao Dropi?

R: Clique aqui e veja nosso FAQ.

7 - Como configurar as naturezas de operação relativas ao padrão Venda À Ordem no ERP?

Bling: Clique aqui e veja nosso FAQ.

Tiny: Clique aqui e veja nosso FAQ. 

8 - Como funciona os pedidos enviados do Dropi para meu ERP?

R: 

Atualmente existem duas possibilidades descritas abaixo:

          1 - Pedidos sem NF-e (apenas ficará disponível caso o fornecedor configure que aceita este tipo de pedido nas configurações gerais). Quando um dropshipper faz o pedido para o fornecedor sem emitir a primeira NF-e do padrão Venda à Ordem, nesse caso o Dropi enviará o pedido para o ERP do fornecedor utilizando o preço que o dropshipper pagou pelos produtos e o endereço do cliente final que deverá receber o produto. O Dropi não fará nenhum tipo de emissão de NF-e neste caso, ficando a critério do fornecedor como tratar o mesmo dentro do ERP.

          2 - Pedidos com NF-e. Caso o dropshipper tenha emitido a primeira NF-e do padrão Venda à Ordem será necessário que o fornecedor emita duas NF-e para fechar o fluxo da Venda à Ordem. Neste caso o Dropi enviará o pedido para o ERP utilizando o preço que o dropshipper vendeu os produtos e ao mesmo tempo emitirá a 1° NF-e "Remessa por Ordem de Terceiro" que deverá acompanhar o pedido na entrega e na etiqueta. Assim que o Dropi identificar no pedido que a 1° NF-e foi emitida, ele fará a emissão da 2° NF-e "Remessa Simbólica - Venda à Ordem" que representa a venda do produto do fornecedor para o dropshipper, ou seja, nessa 2° NF-e os produtos ficarão com o preço que o dropshipper pagou para o fornecedor.

9 - Como identificar se o pedido que chegou no meu ERP foi no padrão Venda à Ordem?

R: O Dropi enviará nas observações internas do pedido o seguinte texto "--Pedido no padrão Venda à Ordem--" e também as informações da NF-e emitida pelo dropshipper na observação do pedido como podem ver na imagem abaixo:

10 - Como envio o código de rastreio para o dropshipper?

Bling: O ideal seria o fornecedor utilizar a integração da Kangu dentro do Bling para gerar as etiquetas de envio, ao fazer isso o código de rastreio entrará automaticamente no pedido do Bling e o Dropi conseguirá puxar essa informação sozinho. Caso não consiga colocar o código de rastreio no pedido do Bling por algum motivo, você precisará acessar a página de pedidos no Dropi e adicionar o código de rastreio manualmente no pedido através do campo Cód. rastreio.

Tiny: O ideal seria o fornecedor incluir o código de rastreio direto no pedido do Tiny, dessa forma o Dropi conseguirá puxar de forma automática a informação. Caso não consiga colocar o código de rastreio no pedido do Tiny por algum motivo, você precisará acessar a página de pedidos no Dropi e adicionar o código de rastreio manualmente no pedido através do campo Cód. rastreio.


11 - Como defino o preço que venderei meus produtos dentro do Dropi?

R: Primeiramente você precisa definir qual preço base utilizará, o preço de venda ou o de custo cadastrado no produto dentro do ERP. Após definir, você precisará configurar um markup para gerar o preço que venderá dentro do Dropi. 

Ex. 1: quero vender meus produtos no Dropi 15% mais baratos que o preço de venda cadastrado no meu ERP, neste caso você configuraria um markup de 0,85, ou seja, será o preço de venda no ERP * 0,85.

Ex. 2: quero vender meus produtos no Dropi 30% mais caros que o preço de custo cadastrado no meu ERP, neste caso você configuraria um markup de 1,30, ou seja, será o preço de custo no ERP * 1,30.

Ex. 3: quero vender meus produtos no Dropi pelo mesmo preço cadastrado no meu ERP, neste caso você configuraria um markup de 1,00, ou seja, será o preço no ERP * 1,00, dessa forma manterá o valor original.

12 - Como funciona o markup de preço promocional?

R: Caso seja definido um markup para o preço promocional, o preço gerado por ele será utilizado no marketplace do Dropi como preço final para o dropshipper.

Ex: preço base do produto R$ 100,00, markup de preço 1,20 e markup de preço promocional 1,10. Essa configuração fará com o preço de venda fique dessa forma R$ 120,00 R$ 110,00, ou seja, você venderá para o dropshipper por R$ 110,00.

Atualmente o marketplace do Dropi não está preparado para exibir os preços cortados R$ 120,00 então se preferir pode deixar o markup de preço promocional em branco por enquanto e utilizar apenas o markup de preço.

13 - Como definir o meu cep de origem de onde deverá ser feita a cotação dos fretes?

R: Através das configurações de depósito você definirá o cep de origem:

Ex. 1: Caso você trabalhe apenas com um depósito ou queira fazer a cotação sempre a partir do mesmo depósito configure apenas o CEP padrão.

Ex. 2: Caso você tenha mais de um depósito em CEPS diferentes e queira que a cotação seja dinâmica buscando o depósito mais próximo ao endereço do cliente final, neste caso você configura o CEP de cada depósito e também o CEP padrão.

14 - Como esconder algum produto que não quero vender através do Dropi?

R: Acesse sua página de produtos no Dropi e utilizar a opção esconder ou selecione vários produtos e esconda todos.

15 - Alguns produtos cadastrados no meu ERP não estão aparecendo no Dropi, o que pode ser?

R: Todos os produtos que entrarem no Dropi precisam ter o NCM e imagem, caso contrário o Dropi recusará estes produtos até que sejam corrigidos dentro do ERP.


No caso do Bling:

Após fazer as correções nos produtos utilize a opção de Sincronizar Produtos em sua página de produtos no Dropi e aguarde alguns minutos até que o processo termine. Caso você tenha muitos produtos no Bling o processo pode demorar, caso tenha poucos aguarde pelo menos 5 minutos e verifique se seu produto apareceu no Dropi.


No caso do Tiny:

Após fazer as correções nos produtos utilize a opção de Importar produtos em sua página de produtos no Dropi.

16 - Meu estoque não está sincronizando dentro do Dropi ou está demorando para sincronizar, o que pode ser?

R: Verifique se configurou corretamente durante a integração do Bling o link de sincronia de estoque como nas imagens abaixo:

Acesse a página de integrações do Dropi e clique sobre o Bling para achar o passo a passo de configuração para sincronizar o estoque.

Dentro do Bling configure seguinte o passo a passo acima, a configuração final deverá ficar parecida com a imagem abaixo:


17 - Terminei o processo de integração mas meus produtos ainda não estão visíveis no Marketplace do Dropi, o que pode ser?

R: Após terminar todo o processo de integração / configuração, é necessário pedir autorização para que nossa equipe faça a aprovação, após a aprovação seus produtos aparecerão em nosso Marketplace.

Para pedir autorização de exibir os produtos clique nessa opção em sua conta de fornecedor do Dropi e aguarde que nossa equipe fará a liberação:



Esse guia tem como objetivo tirar as principais dúvidas e está em constante atualização, então sempre que precisar volte aqui para ver novidades ou encontrar soluções.

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